terça-feira, 23 de junho de 2009

quanto custa uma casa sustentável

O preço de uma casa ecológica é proporcional ao seu grau de sustentabilidade. Se o proprietário optar por tratar todos os efluentes (esgoto) para reaproveitamento da água, ela será bem mais cara porque envolverá sistema de tratamento.
O aproveitamento de águas de chuva é de baixíssimo custo e não irá encarecer significativamente a obra.
A questão de fonte de energia ( renováveis - eólica, solar ou biomassa) merece um estudo detalhado para se saber qual a melhor opção, bem como sua viabilidade que depende do local da obra. (ex.: onde há pouco vento não é aconselhável optar pela eólica.) existem aparelhos eólicos para uso de casas cujo preço é bem acessível (em torno de R$ 5.000,00 em média). A energia solar já é bastante conhecida e geralmente é usada para aquecimento de água. É facilmente encontrada no mercado. - O aconselhável é utilizar um sistema consorciado com a energia elétrica convencional.
A CONSTRUÇÃO da casa é o principal ponto. Definir prioritariamente os materiais a serem utilizados. As fundações podem ser feitas no sistema convencional- (Este blog.dará orientações detalhadas sobre o assunto.) As paredes mais econômicas são as construídas com tijolos SOLO-CIMENTO ou CONCRETO CELULAR. Pode-se fazer uma economia considerável. Cerca de 30% mais baratas que o sistema de construção convencional. (Falaremos sobre este assunto brevemente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário